quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A DESCOBERTA DO SAL VERDE

Até o final do ano, pesquisadores brasileiros iniciam testes que podem culminar com a entrada no mercado do sal verde. Obtido a partir de uma planta chamada salicornia, recentemente descoberta no Brasil, o produto, além de não causar hipertensão, ainda tem potencial de reduzir a pressão artirial.
No exterior, a slicornia(que no Brasil acaba de recebero nome de Sarcocornia ambigua)é usada na alta gastronomia e até para a produção de biodiesel.
No Brasil, os primeiros estudos estão sendo feitos por cientistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Foi la, nas proximidades de Palhoça ( 15 km de Florianópolis) que a planta foi encontrada, há cerca de um ano.
Seus galhos secos, depois de triturados, se transformam em um pó, que pode ser usado como tempero. O sal verde, como é chamado, tem diversas vantagens sobre o seu similar tradicional.
A mais antagônica, em relação ao sal comum, é que ele ajuda a controlar a pressão arterial. Por isso, na Europa, um grama chega a valer oito euros.
Além disso, a planta tem ação diurética, protetoras de tumores e antioxidante (ajuda a prevenir o envelhecimento celular)
Mais informações: Jornal A Tribuna 23/08/2010 pgs D-3 e D-4 Caderno Ciência.
www.atribuna.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário