domingo, 17 de abril de 2011

O FUTURO DAS EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS

As tendências que a crise acelerou

Quando o ano está difícil, as reduções no consumo, aliadas aos cortes nos investimentos das empresas, comprometem frequentemente as iniciativas inovadoras. Apesar desse cenário, a indústria da embalagem encontrou meios de manter-se dinâmica e reativa às mudanças das necessidades do mercado. Este artigo aborda alguns desenvolvimentos importantes que modelaram a indústria da embalagem em 2009, bem como tendências emergentes que podem ter papel relevante para o desenvolvimento atual desse setor industrial.

Embora 2009 tenha sido um ano difícil para todos, algumas tendências, especialmente a sustentabilidade, continuaram a exercer influência significativa no setor da embalagem e provavelmente orientarão as estratégias empresariais no futuro imediato. Os especialistas mencionam também alguns outros conceitos que estarão ganhando força ao longo de 2010, mas reconhecem a prioridade da sustentabilidade.

Uma tendência imperativa

Tendência mais importante sentida em 2009, a sustentabilidade vai se manter como a força orientadora da embalagem, com maior número de negócios incorporando o pensamento ecoamigável em seus processos de embalagem.
Conforme pesquisa anual realizada pela Packaging Digest no ano passado, 41% das companhias de embalagem afirmaram que estão bem familiarizadas com os temas da sustentabilidade, comparados com os 21% registrados em 2007. Além disso, 68% dos respondentes da pesquisa revelaram que os esforços para adotar a embalagem sustentável aumentaram em 2009, e apenas 4% sentiram um decréscimo.
Cerca de dois terços dos respondentes da pesquisa disseram que a demanda dos consumidores, no varejo e no atacado, está focada na embalagem "ecologicamente correta". O uso de materiais reciclados ou recicláveis está relacionado como alta prioridade nas iniciativas de sustentabilidade, encabeçando uma lista que inclui desenvolvimentos nos métodos de coleta e recuperação, melhorias na educação e treinamento e ainda o desenvolvimento de novos materiais.
A sustentabilidade transformou-se em compromisso de uma tendência majoritária segundo a PMMI -Packaging Machinery Manufacturers Institute: "Práticas sustentáveis encorajam as vendas porque se dirigem para o interesse do consumidor em produtos verdes, redução de perdas e conservação de recursos". E acrescenta: "essa consciência ecológica obtém redução de custos."
A PMMI menciona cinco categorias primárias de sustentabilidade: conservação de instalações, redução das fontes, reciclagem de conteúdos, reciclabilidade e sustentabilidade de materiais. Conservar a água removendo-a dos processos de lubrificação e poupar energia pela instalação de monitores de controle de consumo nos equipamentos de embalagem são dois métodos que ganham espaço no setor. Essa mesma fonte afirma que neste movimento por embalagens sustentáveis ganha força a ideia de substituir materiais básicos, como polímeros laminados, por outros mais recicláveis, como poliéster, na fabricação de rótulos.
Essa política para materiais biodegradáveis e compostáveis é uma tendência definitivamente estabelecida. Veremos a continuação dela no segmento do plástico, segundo John R. Burke, presidente do Institute of Food Service and Packaging, em que a competição em andamento não é tanto do plástico versus o papel, mas de uma resina plástica versus outras resinas plásticas ou então a competição entre poliestireno e polipropileno.

Tendências emergentes

Sustentabilidade é importante, mas não é a única tendência que influi de forma importante nas inovações das embalagens neste e nos próximos anos. Em relatório recente sob o título "Bens de consumo embalados: previsões de tendências", realizado pela empresa Mintel, são relacionadas as ideias que devem influenciar a indústria da embalagem no futuro próximo. Entre elas:
  • Maior peso para a informação - Os consumidores querem ver mais informações nos produtos, mas algumas delas, como as informações nutricionais, aparecem confusas e "congestionadas". Por esse motivo muitos fabricantes introduzirão informações mais simples na frente da embalagem.
  • Expansão do conceito "local" - Comprar apenas produtos locais parece impraticável, mas é certo que muitos consumidores preferem embalagens que indicam ser o produto de um lugar pelo menos reconhecível pelos consumidores. Como resultado, mais companhias estão trabalhando para ampliar seu conceito de "local".
  • Passagem do simples para especial - As compras mais frequentes, como as de sabonetes ou sucos de frutas, ganharão embalagens com melhor estilo para que sejam mais agradáveis.
  • Códigos de cores - Muitos fabricantes preveem a aplicação de códigos de cores nas embalagens para facilitar as compras do consumidor.
Neste período pós-recessão, não se espera que os fabricantes reinventem a roda. Em vez disso, prevê-se que os novos produtos lançados darão ao comprador alguma ideia familiar, que melhor satisfaça suas necessidades.

Inovação pelo design

As preocupações financeiras seguem sendo a maior prioridade das empresas de embalagens, mas também é verdade que as dificuldades estão orientando-as para novas tendências de design. Em pesquisa realizada pela Food Engineering Magazine, cerca de 28% das empresas de embalagens estavam introduzindo novos designs e instalando novos equipamentos, em um esforço para incrementar seu market share quando a economia retomar seu crescimento.
Economias pobres abrem oportunidades para companhias inovadoras se diferenciarem, enquanto o resto do mercado está refreando suas iniciativas e investimentos.
O desenvolvimento em curso no campo do design envolve a redução da quantidade de embalagens secundárias, tais como sobrecoberturas ou excessivo uso de películas embaladoras, tanto pela conveniência do consumidor quanto para poupar material e custos. A Amazon.com, por exemplo, recentemente incluiu novos brinquedos ao seu programa de embalagem "sem-frustração", desenhado para simplificar as dificuldades de abrir brinquedos.
designs mais simples estão se tornando um objetivo amplo, particularmente quando as companhias prestam atenção mais cuidadosa às necessidades do consumidor num período de demanda e gastos reduzidos.
"Os designers de embalagem devem começar tomando consciência de que o ?congestionamento? é a realidade universal da experiência de compras." É necessário romper através desse congestionamento para criar o interesse dos compradores. Portanto, designs simples e limpos são a melhor opção. Embalagens físicas que ampliam seu uso e têm boa visibilidade também ajudam a marca a se manter na cabeça dos compradores, como demonstrou recente estudo.
Finalmente, os fabricantes de embalagem deverão adotar uma nova atitude diante dos clientes, mostrando que a companhia tem um compromisso que vai além da simples realização do lucro. Essa atitude deverá ser fator-chave no design de embalagens futuras.

Crédito

O artigo "Embalagem - As tendências que a crise acelerou" foi traduzido e adaptado do artigo "Pack Trends for a New Year" de Ilya Leybovich, publicado originalmente pelo site Thomas Net News IMT (Industry Market Trends) e baseado nas seguintes fontes de informação:
Green is ingrained in packaging, John Kalkowski, Packaging Digest, Nov. 1, 2009; Packaging Trends 2010, PMMI, Nov. 19, 2009; The New (Package) Deal, Blair Chance, QSR Magazine, Nov. 2009; Consumer Packaged Goods Trend Predictions for 2010, Mintel, Nov. 2009; Packaging trends survey, Kevin T. Higgins, Food Engineering Magazine, Sept. 1, 2009; Amazon?s frustration-free packaging program expand, Amazon.com, Oct. 1, 2009; Trends in consumer packaging, design Lounge, Nov. 2009; Future trends for packaging, Jonathan Sands, design Council, 2009.

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