segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CURSO DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS GUARUJÁ

       Já está na Câmara Municipal do Guarujá a Lei Complementar de regulamenta a RDC nº 216 da ANVISA para tornar obrigatório o Curso de Manipulação de Alimentos na cidade. Esta lei determina tudo que se deve ou não fazer ao manipular alimentos para coletividade, mas depende da regulamentação municipal para determinar o tempo de validade do Curso, sua duração e seu conteúdo programático de acordo com suas necessidades de cada município. Assim como já existe em Santos desde 2000 onde o Curso é dado em 10 horas e tem validade de 3 anos. Em São Vicente, o Curso dura 12 horas e o certificado vale por 2 anos. O conteúdo programático atualmente adotado pelas duas cidades foi sugerido por mim de acordo com a necessidade das categorias as quais tenho contato direto: ambulantes, feirantes, açougues, avícolas e peixarias.
       Dentro deste conteúdo há participação do Corpo de Bombeiros com treinamento de primeiros socorros e manuseio de botijões de gás, da Secretaria do Meio Ambiente e Polícia Ambiental cujo principal objetivo é falar da extração ilegal do palmito que trás consigo um risco enorme de disseminar o botulimo, doença a qual tem um artigo inteiro mais abaixo.
       Já estou habilitada pela vigilância sanitária do Guarujá devido a minha experiência em outras cidades e devo realizar a primeira turma ainda esta semana. Matrículas 13 - 97678008/91476418.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário