terça-feira, 21 de setembro de 2010

FESTA NOSSA SENHORA DO MONTE SERRAT E SEGURANÇA ALIMENTAR




O que a festa da padroeira da Cidade de Santos tem a ver com segurança alimentar??? Tudo.
Quantos restaurantes e quantas pessoas circulam nesses lugares nessas ocasiões? Você deve ter pensado: milhares...pois bem, mas não existe uma preocupação com a segurança alimentar dessas milhares de idosos, crianças, mulheres gestantes (citei essas porque foi o que vi e que estão dentro do grupo de risco com sensiblidade para contrair doenças veiculadas por alimentos) e pessoas em geral que frequentam esses eventos. São curtos mas existe uma circulação imensa de pessoas.
Bem, fui até lá, a festa foi maravilhosa, mas em relação às regras bem básicas para segurança alimentar ... não pude dizer o mesmo....estou postando algumas fotos do geral...não quis fotografar as coisas que eu vi para não influenciar nem denegrir o evento em si....postarei então para todos fotos do que é bonito: do visual, da missa e vcs poderão apreciar o outro lado do evento.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Dr. Bactéria - Doenças Transmitidas por Alimentos

PRINCIPAIS DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS

Principais agentes causadores de toxinfecções alimentares

• Salmonella sp: importante agente causador de infecções, a salmonela pode ocasionar três tipos de síndromes, sendo elas febre tifóide, febre entérica e gastroenterites, que são a forma mais comum de salmonelose. No que se refere a gastroenterites, os sintomas são dores abdominais, diarréia, desidratação e dores de cabeça, sendo que o tempo de incubação pode variar de 6 a 72 horas. Entre os principais alimentos envolvidos estão a maionese caseira, produtos de confeitaria, leite, carne, sorvete, etc.

• Staphylococcus aureus: é um dos principais agentes causadores de intoxicações alimentares, geralmente relacionado com os manipuladores. Os sintomas mais freqüentes da doença são dores abdominais, diarréia, náuseas e vômitos, sendo que o tempo de incubação varia de 1 a 6 horas após a ingestão. Todos os alimentos manipulados são suspeitos de contaminação;

• Escherichia coli: fezes e água estão entre as principais fontes de contaminação. Os sintomas da doença são diarréia sanguinolenta, vômito, cólicas e febre, na dependência da ingestão de toxinas ou do agente, sendo que o período de incubação varia de 5 a 48 horas. Hortaliças, frutas, carnes mal cozidas, massas frescas, estão entre os principais alimentos envolvidos.

• Listeria Monocytogenes: é um tipo de microrganismo capaz de se desenvolver à temperatura de refrigeração. Cólica, diarréia, calafrios e dores nas juntas estão entre os principais sintomas da doença causada por este agente. Em crianças pode se manifestar através de meningite. Quanto aos alimentos envolvidos, pode-se citar produtos lácteos, patês, presuntos, produtos de confeitaria, etc.

 
• Bacillus cereus: a intoxicação pode se manifestar através das formas emética (vômitos) ou diarréica, sendo o tempo de incubação de 1 a 6 horas no primeiro caso, e de 8 a 22 horas no segundo. Entre os alimentos envolvidos estão arroz e outros cereais, sobremesas e sopas. A contaminação pode ocorrer por exposição ao pó, através de caixas de transporte, entre outros.

• Clostridium botulinum: o botulismo alimentar é adquirido através da ingestão de alimentos contaminados com a toxina produzida por este microrganismo, cujos esporos estão distribuídos no solo, estando presentes com freqüência nos produtos agrícolas, inclusive no mel. No botulismo clássico, o período de incubação normalmente varia de 12 a 36 horas, e os principais sintomas da doença são visão dupla, dificuldades para falar ou engolir, e paralisia. Entre os alimentos envolvidos pode-se citar conservas de origem vegetal, escabeche, patês, carnes cozidas, etc. (tem um artigo só sobre botulismo abaixo).


Fonte:http://www.segurancaalimentar.ufrgs.br/consumidor_dicas9dva.htm


DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS

DOENÇAS VEICULADAS POR ALIMENTOS (DVA), são todas as enfermidades humanas ou animais, de origem microbiana, física ou química (tóxica), cujo veiculo de transporte do agente contaminante é o alimento.

Popularmente se apresentam com diarréias, vômitos, cefaléia (dor de cabeça), mas que pode chegar até problemas mais sérios como paralisia e morte.

No mundo existem apenas três grupos de pessoas:

- as que já tiveram DVA,

- as que tem e

- as que terão.

- existe um quarto grupo – os que vão ter novamente

Pode parecer alarmista, mas avaliando o conhecimento - ou desconhecimento - da população sobre segurança dos alimentos, vemos que o tema não está distante da realidade.

Tarefas que parecem simples, como um churrasco em família, uma festa de aniversário, um casamento, uma viagem de férias, podem estar escondendo graves Doenças Veiculadas por Alimentos - DVAs, que transformam as boas lembranças em recordações nada agradáveis.

3,7 bilhões de crianças menores de 5 anos são acometidas por diarréia, no mundo por ano. Destas, 3 milhões vem a falecer e o que é mais incrível e alarmante que, destas, 70% (2,1 milhões) morrem por manipulação incorreta de alimentos. Isto é, alguém errou alguma coisa.

O conhecimento das noções básicas de manipulação dos alimentos não é somente uma necessidade - é uma obrigação que deve fazer parte, inclusive, dos preceitos de educação da população e de orientação para nossos filhos.
Fonte: http://www.higienedosalimentos.com.br/dva.asp












BOTULISMO

                                                   Bactéria Clostridium botulinum




                     Botulismo é uma intoxicação alimentar específica, originada pela bactéria Clostridium botulinum, que resulta da ingestão e absorção, pela mucosa digestiva, de toxinas da mesma.
                      Uma vez absorvida pelo aparelho digestivo, a bactéria entra na corrente sanguínea atingindo o sistema nervoso e intervindo na comunicação entre as células nervosas, resultando em enfraquecimento das funções vitais, sendo umas destas a paralisia muscular.
                    É uma bactéria encontrada no solo, em produtos agrícolas, na água, no trato gastrointestinal dos animais.
                   Como citado anteriormente a intoxicação tem por característica um comprometimento severo do sistema nervoso e quando não tratada a tempo pode matar.
                      Esta bactéria se desenvolve em ambientes sem oxigênio, por esta razão é encontrada com facilidade em alimentos enlatados ou embalados a vácuo. Tampas estufadas pode ser indício da presença da bactéria.
                    Os sintomas desta intoxicação podem ser: aversão à luz, vômitos e secura na boca e garganta, dificuldade para engolir, paralisia respiratória, constipação intestinal, retenção de urina. São manifestados entre doze e trinta horas após a ingestão do alimento.
                    O diagnóstico pode ser obtido por meio dos sinais e sintomas, pela detecção e tipo da toxina no sangue e pelos testes complementares nos alimentos suspeitos.
                    O tratamento é realizado através do soro antibotulínico, este atua obstruindo a toxina que circula no sangue, impedindo-a de alojar no sistema nervoso.
                    O índice de botulismo por ano é registrado em cerca de 20 casos em adultos e 250 em crianças.
Fonte: http://www.brasilescola.com/doencas/botulismo.htm